O Sporting visita esta quarta-feira o Estádio Diego Armando Maradona para defrontar o Nápoles, em jogo relativo à segunda jornada da Liga dos Campeões.
Quase 25 anos desde a última visita, os leões reencontram a formação napolitana num duelo entre os campeões nacionais português e italiano.
Os verdes e brancos procuram a sua primeira vitória em solo transalpino após 18 viagens onde o melhor que conseguiram foram cinco empates.
Já os napolitanos querem assegurar os primeiros pontos na Liga dos Campeões e responder à recente derrota para o campeonato diante do AC Milan.
Sporting e Nápoles atravessam momentos de forma semelhantes. Os leões começaram bem o campeonato, tendo tido apenas um único (mas importante) precalço diante do FC Porto, somando apenas vitórias desde então.
Os bicampeões nacionais ocupam o segundo lugar da Primeira Liga, a três pontos do FC Porto. Neste ciclo de vitórias inclui-se também a goleada da primeira jornada da Liga dos Campeões por 4-1 diante do Kairat, que colocou os verdes e brancos no lote de líderes da "Champions" após a primeira ronda.
Depois dos regressos de Rui Silva e Geny Catamo aos relvados no jogo do passado sábado com o Estoril, Rui Borges deverá poder contar com outro reforço de peso, neste caso, Ousmane Diomande, ausente após se ter lesionado na 1ª jornada do campeonato.
Já o Nápoles, que à semelhança do Sporting também partiu para a nova época como campeão nacional, arrancou a Serie A com quatro triunfos consecutivos.
Pelo meio, os napolitanos sofreram uma derrota em casa do Manchester City por 2-0 na primeira jornada da Liga dos Campeões, tendo recentemente sofrido o primeiro desaire na Serie A, em casa do AC Milan, por 2-1.
Tal resultado levou a uma liderança partilhada do campeonato, juntamente com os "rossoneri" e a AS Roma, todos com 12 pontos.
Para o embate desta quarta-feira, Antonio Conte não poderá contar com os lesionados Alessandro Buongiorno, Nikita Contini e Romelu Lukaku, isto para além de Di Lorenzo, que viu cartão vermelho em Manchester.
Este será apenas o terceiro confronto entre Nápoles e Sporting. As duas equipas encontraram-se pela última (e única) vez na primeira eliminatória da Taça UEFA da temporada 1989/90.
Nos dois jogos da eliminatória o equilíbrio prevaleceu, com dois empates a zero, quer em Alvalade, quer no San Paolo.
No final, tudo teve de ser decidido através de grandes penalidades, onde os transalpinos, liderados por Diego Armando Maradona, acabaram por vencer por 4-3.
António Conte, treinador do Nápoles: "É um jogo importante, contra uma grande equipa, o Sporting, que conquistou o campeonato português, no ano passado. Uma equipa que, juntamente com Benfica e FC Porto, representa a elite do futebol português"
A conferência de imprensa do Sporting não se realizou devido ao atraso no voo dos leões na deslocação a Nápoles.
Danny Makkelie foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro neerlandês será auxiliado pelos os compatriotas Hessel Steegstra e Jan de Vries, enquanto que Allard Lindhout será o quarto árbitro.
A dupla de arbitragem é composta pelo polaco Tomasz Kwiatkowski e pelo inglês Michael Salisbury.
É a terceira vez que Makkelie dirige um jogo, quer do Sporting, quer do Nápoles nas competições europeias. Nos outros dois encontros, os leões somaram um empate (Tottenham em 2022/23) e uma derrota (Dortmund em 2016/17).
Resultados em tudo semelhantes somaram os napolitanos, com um empate diante do Union Berlin, e uma derrota com o Barcelona, ambos na temporada 2023/24.